A-
A+
Segunda-Feira, 08 de setembro de 2008
Vamos reforçar a nossa Petrobras

Em pronunciamento em cadeia de rádio e televisão, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse ontem que reforçar a Petrobras é uma das diretrizes para definir a forma de exploração do petróleo da camada pré-sal. Lula fez a recomendação a um grupo de ministros que deverá entregar nos próximos dias sugestões para as regras de exploração do petróleo descoberto recentemente.

"Esta descoberta, que vai colocar o Brasil em um novo patamar no cenário mundial, não seria possível sem a Petrobras. E a exploração destas jazidas será mais um desafio tecnológico que esta empresa, que é o maior símbolo da criatividade e competência dos brasileiros, irá vencer", afirmou o presidente no pronunciamento em comemoração ao 7 de Setembro, que teve o petróleo como tema principal.

A criação de uma nova estatal para explorar o petróleo dessas reservas chegou a ser proposta pelo ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, e é umas das possibilidades avaliadas pelo governo. De acordo com Lula, o Brasil "não quer ser um mero exportador de óleo cru". Ele defendeu o comércio de derivados de petróleo, de maior valor agregado.

"Vamos constituir uma poderosa e sofisticada indústria petrolífera, consolidar o renascimento da nossa indústria naval e acelerar o desenvolvimento tecnológico da nossa petroquímica. Vamos reforçar a nossa Petrobras", acrescentou.

O presidente listou para os próximos anos a construção de cinco novas refinarias de petróleo, "dezenas" de sondas e plataformas e "centenas" de navios. Lula ainda comparou a descoberta do pré-sal à "abertura de uma ponte direta entre riqueza natural e erradicação da pobreza" e afirmou que o óleo dessas reservas "colocará o Brasil entre os maiores produtores de petróleo e gás do mundo".

Outra recomendação repassada pelo presidente ao grupo ministerial que estuda o assunto é "não sair por aí gastando o que ainda não temos ou torrando dinheiro em bobagens". A orientação, segundo Lula, é investir os lucros do pré-sal em políticas de educação e combate à pobreza.
(
Fonte)

Postado por:
NewsComex - Comércio Exterior e Logística

Imprimir
Enviar por e-mail
< anterior | seguinte >
Anuncie | Quem Somos | Fale Conosco | Asses. de Imprensa
Copyright 2008 © Portal NewsComex - Todos os direitos reservados. Uma empresa do RM GROUP