A-
A+
Terça-Feira, 12 de junho de 2012
Opep afirma que mercado de petróleo está sobreabastecido

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) assegurou nesta terça-feira que o mercado está sobreabastecido, o que unido à incerteza que rodeia a economia europeia e a desaceleração dos países emergentes, contribuiu para redução dos preços do produto.

Em seu relatório mensal publicado hoje, a dois dias de sua reunião ministerial em Viena, a Opep informou que a previsão da demanda mundial de petróleo terá uma alta em 2012 de 900 mil barris diários e ficará em 88,69 milhões.

A Opep produziu 31,58 milhões de barris por dia em maio, 60 mil a menos do que em abril, mas muito acima do teto de 30 milhões fixado em dezembro do ano passado em Viena.

"A alta produção da Opep, acima das exigências do mercado, proporciona uma confirmação adicional de que o mercado segue amplamente abastecido", ressalta o documento.

O ministro iraquiano de Petróleo e presidente rotativo da organização, Abdul Kareem Luaibi, advertiu na segunda-feira sobre a existência de um 'excesso' de oferta de petróleo no mercado, o que contribuiu para a redução dos preços.

O ministro venezuelano do Petróleo, Rafael Ramírez, insistiu hoje em sua chegada a Viena de que "é preciso reduzir" a produção para "voltar ao teto" de 30 milhões de barris diários pois "não há demanda" para mais "ouro negro".

O preço do petróleo da Opep alcançou nos últimos dias sua cotação mais baixa desde janeiro de 2011, e embora na segunda-feira tenha se recuperado e subido 1,53%, até 97,34 dólares, ainda segue abaixo da barreira dos 100 dólares.

Na próxima quinta-feira se reúnem em Viena ministros dos 12 países do grupo para analisar a situação atual de oferta e procura e decidir se mudam a cota de produção da Opep.

O grupo, que controla dois terços da exportação mundial de petróleo, adverte que a incerteza econômica na segunda metade de ano será inclusive maior do que na do primeiro semestre de 2012, o que pode gerar uma volatilidade nas cotações. (Fonte)

Postado por: NewsComex - Comércio Exterior e Logística
Imprimir
Enviar por e-mail
< anterior | seguinte >
Anuncie | Quem Somos | Fale Conosco | Asses. de Imprensa
Copyright 2008 © Portal NewsComex - Todos os direitos reservados. Uma empresa do RM GROUP